20 de ago. de 2007

Objectos Mágicos

autload.jpg

Hoje vou apresentar uma função que a maior parte da comunidade PHP não conhece. Está englobada dentro das "funções mágicas", foi íncluida no PHP5, mas é necessário defini-la.

Em projectos com uma escala média, em que contamos com mais do que alguns ficheiros é praticamente certo que vamos utilizar classes, e inclui-las com ficheiros externos.





Este é um exemplo típico duma aplicação simples/complexa. Incluímos o nosso ficheiro em todos as páginas em que vamos necessitar duma ligação à base-de-dados e em cada uma delas vamos iniciar o nosso objecto.

Agora podemos continuar a seguir a linha de pensamento, e para um projecto funcionar vai precisar também duma classe para gerir os utilizadores, outra, quem sabe, para gerir os templates - e para os mais exigentes, também podemos incluir uma para cache.

Vamos utilizar muito provavelmente uma página, normalmente denominada por kernel ou global, que vai incluir tudo isto por nós em todas as páginas, ou na única página, do nosso projecto.

Mas tudo fica mais simples se fizermos uso desta função. Imaginemos o seguinte pedaço de código, que representa literalmente como ficaria o nosso index:




16 de ago. de 2007

Google Reader Theme

261.jpg



John Hicks, famoso designer inglês, lançou há semanas um skin para o Google Reader. Para instalar bastam uns passos simples e é compatível com qualquer browser (excepto IE).

Screenshots




14 de ago. de 2007

Guia para Iniciados

This area is intended for everyone new to PHP. It opens with a series of informal, entertaining tutorials written by Vikram Vaswani, founder and CEO of Melonfire. These tutorials build on a previously-published 5-part series which has now been updated and extended to embrace PHP 5, making parts of it suitable for those of you who already have worked with PHP 4 in the past.

If you came here to learn about elementary PHP 4 or basic PHP 5, this is for you. Enjoy!


PHP 101: PHP For the Absolute Beginner

13 de ago. de 2007

PHP Console

Header-PHP-Console

Alguma vez pensou se seria possível executar ficheiros de php na linha de comandos, como se fossem programas de C ou de Pascal?

Além de parecer divertido, provavelmente já precisou mesmo de usar e não sabia como. Imagine um ficheiro em PHP que executaria quando iniciasse o servidor (ou o seu servidor instalado em casa) e que trataria de apagar mensagens de fórum antigas ou actualizasse as estatísticas de um gestor de ficheiros.

Podíamos criar um Crontab se estivéssemos a usar Cpanel ou Unix, mas por vezes precisamos de ir mais além. Em PHP existe mais uma opção chamada actualmente de CLI (Command Line Interface) a qual vamos explorar neste artigo.

14 de jan. de 2007

Brain Damage

alaix a akd ek, kakdl a bkiq. kad 2 a 3 dkaie ddaiop ka, dkdaa a dkey.

fdooaxp.